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quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Código de Ética dos Corretores de Seguros
O Código de Ética dos Corretores de Seguros visa a um melhor disciplinamento ético e profissional da categoria. Isso incentiva o consumidor a procurar o corretor que tiver o selo de adesão ao código para assessorá-lo na contratação do seguro.
O selo de qualidade é a declaração da FENACOR dizendo a sociedade que aquele corretor de seguros está comprometido com os ideais éticos da profissão. Além do que, só é aceito a adesão de corretores que não tenham registro de atos que o desabone.
O Código de Ética é composto de 8 artigos, no qual resumidamente diz:
Art.1 - seu objetivo principal é fixar a forma pela qual devem se conduzir todos os corretores de seguros.
Art.2 - o código tem base legal nas disposições contidas no Art.119, do Decreto 60.459, de 13/03/1967.
Art.3 - o corretor e a corretora tem a obrigação de orientar e assessorar seus clientes, além de representá-los.
Art.4 - o corretor e a corretora devem concorrer com lealdade e honestidade.
Art.5 - o corretor deve estar sempre contribuindo com seus conhecimentos, capacidade e experiência profissional.
Art.6 - advertência, censura e cancelamento do selo de adesão são penas aos corretores por infração ao Código de Ética Profissional e à legislação.
Art.7 - aplica-se as disposições do código a partir da data em que os corretores e corretoras aderirem a ele.
Art.8 - a FENACOR poderá modificar as disposições deste código de ética.
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Em primeiro lugar o corretor de seguros realmente profissional coloca o interesse do consumidor acima dos seus interesses, em segundo lugar tem que zelar pelo interesse da organização, pois é neste equilíbrio de interesses que o corretor se realiza profissionalmente e também é bom lembrar que qualquer corretor pode ser julgado pelo comitê de ética independente de ter aderido ou não ao código de ética.
ResponderExcluirEntão, Corretores de Seguros tenham sempre ética profissional!!!
Entendo que o artigo 3 , não está bem formulado, pois o corretor em hipótese nenhuma é o representante do segurado, pois não pode assinar ou receber pelo mesmo, somente um procurador ou tutor legal , o corretor tem a missão de assessorar o seu cliente com sua expertise das coberturas de um contrato de seguro.
ResponderExcluirNo Código de Ética dos Corretores de Seguros, Art.3o inciso II diz "representar o cliente junto às sociedades seguradoras e resseguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar e operadoras de planos de saúde, na defesa intransigente de seus interesses".
ResponderExcluirO artigo 1º do Código de Ética dos Corretores de Seguros tem o objetivo de se preocupar com a forma de conduta do corretor de seguros, devendo o mesmo buscar melhoria constante de seu relacionamento com os colegas de profissão, segurados, seguradoras, etc...
ResponderExcluirE a forma a administrar a conduta moral e profissional e indicar normas que devam inspirar o exercício das atividades profissionais, é matéria de alta relevância para o exercício profissional.
ResponderExcluirA aplicação do artigo 6º, referente as denúncias contra o Corretor devem ser julgado pelo COMITÊ DE ÉTICA. O processo é definido com base no REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS CORRETORES DE SEGUROS, DE RESSEGUROS, DE CAPITALIZAÇÃO, DE PREVIDÊNCIA PRIVADA, DE SEGUROS DE PESSOAS, DE PLANOS E DE SEGUROS DE SAÚDE, E SEUS PREPOSTOS.
ResponderExcluirComo funcionam as denúncias:
Cada Sindicato tem o seu próprio Comitê de Ética. As denúncias são examinadas e julgadas. Após a análise e julgamento, o Sincor emacaminha cópia para a Fenacor.
Em havendo recurso, o Comitê Nacional de Ética, em segunda instância, passará adiante à revisão do julgamento da primeira instância e o enviará À Susep. Assim, ao ficar comprovado que houve lesão ao segurado ou segurador, ou se a ação do corretor denegriu diretamente a classe, fica a cargo da Superintendência avaliar o caso e aplicar as penalidades cabíveis.
O que torna o corretor de seguros um mau exemplo para o mercado? Como todos sabemos o trabalho do corretor de seguros vai além de intermediar a relação entre o cliente e a seguradora. Ele apresenta os melhores planos, e está sempre disponível para acompanhar o cliente durante todo o período vigente da apólice e, nos casos de sinistros, deve estar presente para auxiliar o segurado.
ResponderExcluirMas, nem sempre o comportamento é este. Alguns profissionais acabam manchando a reputação do mercado com atitudes que são contra os princípios éticos do setor. Em alguns casos, este profissional acaba enganando o próprio cliente para conseguir fechar um novo negócio, e oferece uma cobertura que a seguradora não possui.
Esses " falsos" profissionais devem ser apontados, para que através de medidas sejam corrigidas as suas ações fora da ética e que seja mantido e ressaltado o excelente trabalho realizado pela esmagadora maioria dos corretos que são excelentes profissionais.